Há algum tempo atrás, li um texto do Prof. Nailor Jr. no escritório de um amigo. Gostei tanto que pedi a revista emprestada (nunca devolvi, eu nunca lembro. Desculpa aí Adilson.) para copiar e agora vasculhando meu micro achei e segue aí para vocês. Abraços.
Trabalhar todos os dias implica numa rotina que faz com que pessoas, mesmo as de bom senso, acabem cometendo erros primários no ambiente de trabalho.
Algumas confundem emprego com escravidão, outras com diversão, outras com alienação e muitas misturam a sua vida privada com a que tem no trabalho.
Quer gostem ou não, o que fazemos numa empresa tem sempre uma conotação pública, no sentido de que envolvemos outras pessoas obrigatoriamente.
Então vamos atentar para os 12 erros mais comuns que cometemos e tentar evita-los no caminho tão necessário e árduo em direção ao sucesso profissional.
São eles:
1 Não se comporte como quem trabalha em igreja:
Tenha autoconfiança, goste de você mesmo, tenha noção do seu valor e não espere que todos o tratem como um coitadinho. Quem trabalha por piedade só recebe esmola e quem não gosta de si mesmo jamais poderá gostar, verdadeiramente, de alguém ou alguma coisa.
2 Não banque o senhor panos quentes:
Deixe que os erros e as rusgas naturais entre as pessoas sigam o caminho normal. Desentendimentos no ambiente de trabalho são naturais e, muitas vezes, necessários para o crescimento, desde que não adquiram contornos pessoais.
3 Não seja o rei do medo:
Para se dar bem na vida, em tudo, é preciso um pouco de ousadia, portanto, não sinta medo de sentir medo, mas, não se acovarde diante do novo.
4 Tenha desconfiômetro:
Não leve para a empresa todos os problemas que você tem em casa, a vida é sua e não de seus colegas. Lembre-se também que eles são seus companheiros de trabalho, não seus psicólogos. Você tem problemas, faça análise.
5 Não pretenda ser o senhor número 1:
É horrível trabalhar com alguém que quer ser o primeiro sempre em tudo. Todo mundo falha, você também. Aceite isso como regra, você irá sofrer menos e irritará menos os outros se não competir até por migalhas.
6 Não seja o faz tudo:
Pelas mesmas razões não puxe para si todas as tarefas, sucesso é resultado de trabalho em grupo. Quem não sabe delegar, não sabe chefiar e quem não entende a importância de seu papel, não serve para um grupo de sucesso.
7 Não trabalhe só por prêmios:
Há um mal que trazemos da escola, que é o trabalho feito só quando há pagamento, diretamente, relacionado a ele. Empresas esperam mais que “toma lá, dá cá”, de seus funcionários. Empresas esperam comprometimento com o grupo e com seus resultados. Quem anda olhando para o chão em busca de encontrar dinheiro, acaba encontrando poste.
8 Não seja o homem trator:
Respeite as diferenças, o potencial de cada um, a importância de cada trabalho, por menor que possa parecer. Uma empresa é um grupo: Ou trabalhamos com líderes e liderados, ou atendemos à truculência e à rebelião. Quem planta ofensas, colhe mágoas.
9 Não seja o rebelde sem causa:
É insuportável trabalhar com os contestadores profissionais. Nada parece perfeito e quando parece a reclamação é justamente pela perfeição. Se você é um rebelde sem causa, saiba que é, antes de tudo, um chato.
10 Tenha sentimentos:
Não trate seus afazeres como se fossem realizados por máquinas, uma empresa é feita de pessoas, não de robôs. Ninguém espera sentimentalidades, mas também ninguém quer trabalhar com o senhor Spock, o vulcano impassível do seriado Jornada nas Estrelas.
11 Não seja turista:
Trabalhe como quem faz planos para a empresa em que está. Algumas pessoas tem o péssimo hábito de deixar claro que estão só de passagem. Parece que vieram ao mundo só a passeio. Lembre-se bem: Grilo que pula muito está esperando sapo.
12 Não seja sem eira, nem beira:
Nós estamos na era da conexão, dos plugamentos, portanto, não trabalhe como se tudo parecesse igual dia após dia. A vida e as empresas mudam, mude também e, mais importante que tudo, esteja preparado para as mudanças.
Fonte: Revista Amigos do Aldo
Autor: Nailor Jr. – Professor, palestrante e autor de vários livros.
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